As dores menstruais podem ser muito incómodas e até incapacitantes. Para lidar com o problema, a resposta mais comum é tomar analgésicos, mas é possível que incluir alimentos na dieta, ou evitar outros, ajude (e muito).
É que, segundo o Huffpost, agregador de blogues, muitos especialistas afirmam que existem maneiras de aliviar estas dores, naturalmente, e equilibrar o seu corpo para as evitar, num futuro próximo.
Leslie Northcutt, diretora de nutrição na 28, explica as dores dizendo que o excesso de estrogénio é um dos culpados. Além disto, estudos sugerem que a inflamação no corpo também torna os períodos mais dolorosos, explicam Serah Sannoh e a médica Gloria Bachmann, estagiária e diretora do Rutgers Women's Health Institute, respetivamente.
O que comer para minimizar as dores:
Consuma muita fibra, especialmente nos dias antes da menstruação começar. Aposte em alimentos como feijão, alcachofras, lentilhas, aveia, cenoura e beterraba;
Dê prioridade a alimentos ricos em magnésio quando começar a menstruação. É facilmente encontrado em sementes de abóbora; sementes de chia; leite de soja; feijão preto e salmão.
Coma alimentos com muito ómega-3 durante todo o mês. Está presente em muitos frutos secos, salmão, sardinhas, ostras e até algas;
Fazer uma alimentação mais focada em vegetais pode ajudar. Estudos sugerem que esta dieta ajuda a conseguir "taxas baixas de inflamação e, com taxas mais baixas de inflamação, provavelmente haverá dor menstrual menos intensa", dizem as especialistas.
Coma alimentos que bloqueiam o estrogénio. Consuma frutas cítricas, espinafres, cogumelos, chocolate preto e até cacau em pó;
Mantenha-se hidratada. A água é um "relaxante muscular natural, então [é] útil para cãibras".
Evite alimentos com ómega-6, como carne vermelha e outros processados, quando estiver com o período. Aumentam a inflamação e estão associados a uma menstruação mais dolorosa.