A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta sexta-feira, que o FC Porto está, de uma vez por todas, livre das 'amarras' impostas pelos regulamentos do fair-play financeiro.
O organismo que rege o futebol europeu informou que o conjunto azul e branco "cumpriu o objetivo" estipulada em 2022, quando falhou "ligeiramente" o último objetivo. Na altura, recorde-se, o clube foi informado de que, se a situação não fosse regularizada, seria excluído das competições europeias e multado em 100 mil euros.
Passado um ano, a direção liderada por Aleksander Ceferin fez as contas e concluiu que os dragões respeitaram "os requerimentos de break-even" relativos aos exercícios financeiro de 2019, 2020, 2021 e 2022, pelo que passam a estar fora de perigo.
Bem menos feliz foi o Anderlecht, clube que se encontrava, precisamente, na mesma situação dos vice-campeões europeus, mas que não cumpriu a meta, pelo que foi castigado com o pagamento de uma multa no valor de 100 mil euros.