Presidente da República Portugesa desmaiou

Praticamente cinco anos depois do Presidente da República ter desmaiado no Santuário do Bom Jesus, em Braga, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou a sofrer o impacto do calor de verão, e de uma agenda muito atarefada, tendo desmaiado, esta quarta-feira à tarde, durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no polo na Costa da Caparica.

Marcelo saiu do hospital ao final da tarde e falou aos jornalistas dando conta de se sentir "muito melhor". "Não costumo almoçar, tomei o que tomo normalmente, a cerimónia deu-se bem, foi muito restrita, e antes da parte dois discursos tinham proposto um brinde com moscatel", começou por contar o Presidente, que diz ter recusado o brinde antes dos discursos, acabando por beber depois. Terá sido a mistura do copo, quente, com uma bebida nutricional, Fortimel, que provocou a indisposição.

"Foi uma quebra de tensão repentina. Afastei-me do grupo, estava rodeado de muita gente. Foi muito curto", acrescentou. Revelando o conteúdo da sua chamada com António Costa, ironizou: "Ainda não é desta que morro". 

O primeiro-ministro e o seu médico vincaram o seu "bom humor" e referiram a elevada carga de trabalho a que o chefe de Estado se sujeita.

Às 15h45, conforme foi confirmado pela Presidência da República ao Notícias ao Minuto, Marcelo sentiu uma "indisposição" após a cerimónia. Cerca de 20 minutos depois, deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Após uns momentos de espera, o diretor do serviço de Cardiologia do centro hospitalar, Miguel Mendes, garantiu que Marcelo estava "muito bem, normal e na plena posse das suas capacidades". Revelando ainda que o chefe de Estado esteve apenas alguns segundos inconsciente e que a situação foi considerada "benigna" pela equipa médica, sendo "explicada pela meteorologia e a cerimónia em que estava envolvido".

Os exames realizados ao Presidente da República apontaram para resultados positivos e "normais para este tipo de circunstâncias, nada de extraordinário". "Está de bom humor, boa disposição, raciocínio super claro, igual à pessoa que conhecemos", vincou o diretor clínico.

A alta hospitalar foi dada ainda ao final da tarde, mas as suas participações do dia foram todas canceladas, com o chefe da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, a explicar que o chefe de Estado gravou vídeos a partir do hospital para os eventos onde estava previsto aparecer.


Postagem Anterior Próxima Postagem