Jim Ryan, o atual presidente e diretor-executivo da Sony Interactive Entertainment (SIE), está deixando a companhia, segundo comunicado oficial. O CEO da PlayStation sairá da empresa após cerca de 30 anos atuando na gigante japonesa, partindo do cargo em março de 2024.
Ele assumiu o cargo de comandante em 2019, após ter ocupado diversas posições de liderança na empresa, onde trabalha desde 1994. Em suas quase três décadas na Sony, atuou como presidente da SIE Europa, chefe de vendas e marketing global da SIE e vice-presidente da SIE.
Dentro da PlayStation, Ryan foi o principal nome por trás do lançamento do PlayStation 5, que é uma das plataformas mais bem-sucedidas da companhia. O anúncio ocorre em um momento cercado de polêmicas para a plataforma: além de ver a concorrente Microsoft comprar a Activision Blizzard, a Sony recebeu críticas recentemente após aumentar os preços da PlayStation Plus.
Por que Jim Ryan saiu da PlayStation?
Em um comunicado oficial da Sony, Jim Ryan comentou sobre a sua aposentadoria na empresa e deu um motivo para deixar suas funções. De acordo com o executivo, a rotina de trabalho cheia de viagens entre Europa e América do Norte estava "difícil", o que motivou a saída em março de 2024.