Desde 2018, as cópias de segurança do WhatsApp para o Google Drive no Android não são contabilizadas na quota de armazenamento da sua conta. Dada a popularidade do WhatsApp, este armazenamento gratuito tem sido útil, especialmente porque a Google tem mantido o seu nível de armazenamento gratuito inalterado em 15GB há anos. No entanto em novembro de 2023, a Meta anunciou que, a partir do início de 2024, as cópias de segurança do WhatsApp passariam a contar para o armazenamento do Drive. Esse momento chegou. Assim os backups do WhatsApp já contam para o espaço na conta Google. Pelo menos para alguns.
A mudança está a chegar ao canal estável do WhatsApp. Tecnicamente devia aparecer um banner a avisar. No entanto a verdade é que para algumas pessoas já está a contar e sem aviso prévio. Pelo menos nos últimos dias.
As cópias de segurança no WhatsApp são uma coisa que ocupa muito espaço. Isto porque para além de serem guardadas conversas, vão também à boleia os ficheiros multimédia que recebemos. Como resultado disto alguns backups podem ter mais de 10GB. Ora se juntarmos isto ao espaço ocupado pelo Gmail e pelo Google Fotos, já para não falar do Google Drive, na sua conta Google verá que não sobra nada. O resultado é que vai ter de começar a pagar uma subscrição mensal.