A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje o novo recorde de temperatura no continente europeu de 48,8°C, registado em 11 de agosto de 2021, na ilha italiana da Sicília.
Em comunicado, a organização da ONU refere que um painel internacional de cientistas atmosféricos verificou a temperatura, que foi registada por uma estação meteorológica automatizada em Siracusa, na Sicília.
O anterior recorde de temperatura na Europa era de 48,0°C e tinha sido registado na Grécia, em 1977.
No entanto, embora reconhecido pela OMM, o registo na Grécia não foi verificado de forma independente pela organização, ao contrário do novo recorde em Itália.
A OMM verifica de forma rigorosa todos os dados, bem como os instrumentos e condições em que foram registados, antes de confirmar um registo de temperatura, o que explica porque o valor da Sicília só foi validado dois anos e meio depois.
“Essa avaliação cuidadosa dá-nos confiança de que os nossos registos de temperatura global são medidos corretamente”, explicou o geógrafo americano Randall Cerveny, relator sobre clima e extremos meteorológicos da OMM.
“Além disso, esta análise demonstra a tendência alarmante de registos contínuos de altas temperaturas em regiões específicas do mundo”, frisou.