O mundo do futebol ficou atônito quando Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, anunciou na sexta-feira que deixaria o Anfield em maio, encerrando assim nove temporadas no cargo, apesar de ter mais dois anos no seu contrato.
Klopp, de 56 anos, justificou a sua decisão alegando estar “ficando sem energia” e insinuou que talvez nunca mais treine futebol.
Embora a sua admissão de esgotamento seja comparável ao momento em que deixou o seu clube anterior, o Borussia Dortmund, após sete anos, a notícia de sua saída iminente pegou todos de surpresa.
O Liverpool está na disputa por quatro troféus nesta temporada, e o alemão conseguiu reformular com sucesso seu elenco no verão, fazendo mudanças no meio-campo e promovendo jovens talentos à equipe.
No entanto, Rafa Benitez, ex-técnico do Liverpool que conquistou a Liga dos Campeões e a FA Cup em seis temporadas no comando do clube, insinuou que a partida de Klopp não o surpreendeu.
Numa entrevista, Benitez disse: “Eu tenho uma vantagem, que é que tenho pessoas em Liverpool e também pessoas no clube. Mais ou menos, eu sei como aconteceu. Eu sei algo mais de dentro e tem mais mérito do que estar lá. Ele [Klopp] vai embora e se pronuncia, dando tempo ao clube para se reorganizar, o que, de outra perspetiva, também é muito alemão, porque eles avisam com antecedência. Então não é um choque.”