Tipo de sangue que corre mais riscos de AVC

Os investigadores reuniram os resultados de 48 estudos para ver como a genética está ligada a um AVC de início precoce (EOS). As pessoas com o tipo de sangue A têm 16% mais probabilidades de sofrer um AVC em comparação com as pessoas com outros tipos de sangue. O tipo sanguíneo O é o mais comum e as pessoas com este tipo sanguíneo têm um risco 12% menor de EOS e de AVC tardio.

“Ainda não sabemos porque é que o tipo sanguíneo A confere um risco mais elevado, mas é provável que tenha algo a ver com fatores de coagulação do sangue, como as plaquetas e as células que revestem os vasos sanguíneos, bem como outras proteínas circulantes, que desempenham um papel no desenvolvimento de coágulos sanguíneos”, afirmou Steven J. Kittner, investigador principal do estudo, professor de Neurologia na Universidade de Maryland, num comunicado de imprensa. Os investigadores afirmam que as pessoas com o tipo de sangue A não devem ficar alarmadas e procurar fazer exames adicionais.

Os investigadores referiram que estudos anteriores revelaram que as pessoas com os tipos sanguíneos A, B e AB têm maior probabilidade de ter determinados problemas de saúde, como perturbações da coagulação sanguínea. 

O tipo de sangue é determinado pelo gene ABO. As variantes A e B deste gene criam enzimas que adicionam açúcares a uma proteína na superfície dos glóbulos vermelhos. 

As pessoas com o tipo de sangue O produzem uma enzima não funcional. As pessoas que têm problemas de coagulação do sangue têm estes açúcares nas suas células sanguíneas. Já as pessoas com o tipo sanguíneo A têm níveis mais elevados de proteínas de coagulação do sangue. O gene ABO também influencia a quantidade de proteínas que produzem inflamação, o que também influencia a formação de coágulos sanguíneos.

Postagem Anterior Próxima Postagem