Como ver foto de visualização única no WhatsApp mais de uma vez?

Uma falha no WhatsApp tem permitido ver fotos de visualização única mais de uma vez. Nas últimas semanas, diversos usuários começaram a publicar vídeos e tutoriais no TikTok e X (antigo Twitter) ensinando como se aproveitar do bug para rever mídias enviadas com o recurso de privacidade. Teoricamente, as fotos deveriam ser apagadas automaticamente após primeira visualização, mas o erro está apenas armazenando imagens e ocultando da galeria, sendo possível navegar no app até o destino das fotos e abri-las novamente. 

Em nota, a Meta afirma que os responsáveis pelo setor de segurança já estão "cientes do problema e trabalhando ativamente na correção". Ao que tudo indica, a falha surgiu após as atualizações mais recentes do app de mensagens. Abaixo, confira mais detalhes sobre o caso e veja as principais reações à falha do WhatsApp.

Segundo o Google Trends, plataforma que monitora as tendências no buscador, pesquisas sobre "como ver foto de visualização única no WhatsApp mais de uma vez" tiveram crescimento repentino na última semana. O aumento no interesse pode estar relacionado com as diversas publicações que viralizaram no TikTok e no X sobre o tema, em que usuários ensinam como aproveitar o bug para burlar o recurso de segurança do mensageiro. As fotos e vídeos enviados em modo de visualização única vêm sendo guardadas nas mídias recentes da aba de armazenamento das configurações do app, o que não ocorre quando há um funcionamento normal do recurso.

Toda foto ou vídeo recebido em qualquer dispositivo precisa ser armazenado, pelo menos temporariamente, para poder ser visualizado. De maneira geral, esses arquivos são carregados na memória RAM do aparelho durante a exibição, e depurados após serem fechados. No entanto, como a memória RAM é de acesso restrito a recursos do sistema, não é possível baixar os arquivos diretamente ali para sua execução, sendo preciso mantê-los em pastas temporárias ou cache. O sistema de fotos de visualização única é uma configuração que força o aplicativo a apagar esses arquivos temporários após serem visualizados, conforme as configurações do usuário.

No entanto, alguma atualização recente do WhatsApp pode ter alterado tais comandos, fazendo com que o arquivo original continue salvo em uma pasta não listada na galeria. Sendo assim, a foto passa a ser apenas uma imagem oculta, mas acessível a qualquer momento. Diversos usuários estão se valendo disto para viralizar nas redes com vídeos ensinando a rever as imagens que, teoricamente, deveriam ter sido apagadas.

Postagem Anterior Próxima Postagem