Sony Project Amethyst. O que é isto?

O mundo das consolas está a mudar! As consolas de sala estão a ficar mais poderosas, e por isso mais caras, isto enquanto a portabilidade também começa a ganhar uma nova importância, graças a lançamentos como a ROG Ally da ASUS ou Legion Go da Lenovo, consolas portáteis que deverão receber novas versões já no início de 2025.

Mas, as mudanças não podem estar apenas no formato, ou na performance pura e dura. É preciso mudar a forma como os jogos são imaginados, desenvolvidos, e por fim lançados.

Portanto, em uma apresentação muito interessante com Mark Cerny a falar do seu mini-palco, a Sony decidiu levantar um pouco o véu do seu Project Amethyst. Uma iniciativa promovida em conjunto com a AMD, de forma a levar os jogos a um nível completamente novo. Ou seja, desenvolver ainda mais a arquitetura gráfica RDNA, e claro, desenvolver técnicas inovadoras para integrar IA nos visuais e jogabilidade dos jogos do futuro.

De forma mais concreta, a Sony prevê que a IA vá desempenhar um papel crucial na mecânica de jogo, permitindo interações mais realistas entre personagens, narrativas dinâmicas e experiências de jogo.

Cerny sublinhou que o Projeto Amethyst dará prioridade à eficiência, tirando partido da experiência de conceção de chips da Sony e dos avanços RDNA da AMD para criar uma arquitetura optimizada para redes neurais leves. Isto permitirá que os programadores integrem a IA nos seus jogos sem comprometer o desempenho do mesmo.

Entretanto, embora o Projeto Amethyst ainda esteja na sua fase inicial, o seu potencial impacto nos jogos é… Inamaginável. Como dissemos em cima, pense num mundo onde as personagens podem ter conversas dinâmicas e sem guião, onde as narrativas evoluem com base nas escolhas do jogador e as experiências de jogo são adaptadas a estilos de jogo individuais.

Postagem Anterior Próxima Postagem